Responsabilidades dos Coristas

Regras para os coristas actuarem

  • estar presente no último ensaio antes do concerto;
  • ter 75% de assiduidade nos ensaios entre concertos: 4 ou mais ensaios antes do concerto; no caso de 3 ensaios estar em 2; no caso de 2 estar nos 2 ensaios;
  • no caso de concertos consecutivos (sem ensaios intermédios) pode fazer o 2º, mesmo faltando ao 1º;
  • caso falte a 2 concertos seguidos, tem de assistir ao 3º concerto ou ter o número mínimo de 3 ensaios entre o 2º e o 3º concerto;
  • em caso de falta deve enviar um mail para info@voxlaci.com com a razão da sua falta, de modo a reencaminhar a justificação para a Direcção e chefes;
  • assistir ou cantar no concerto tem a mesma importância;
  • ensaio regular ou extra (máximo 2h) 1 ponto; actuação/concerto 3 pontos; ensaio intensivo (cada bloco 1 ponto);
  • caso algum corista tiver que sair mais cedo do ensaio é preferível que não venha ao ensaio;
  • dar o seu máximo a nível vocal, concentração e atitude nos ensaios e concertos.

Responsabilidades dos coristas

A hora marcada significa a hora do acontecimento, não a hora de chegada; a assiduidade é essencial para um trabalho de qualidade.

Ter os cuidados apropriados para que a sua voz esteja nas melhores condições possíveis.

Ouvir à primeira instrução, anotar e estar atento às entradas dadas pelo maestro nos ensaios e actuações.

Aprender o mais rapidamente possível, estudando e respondendo eficazmente às instruções dadas pelo maestro no que se refere à melodia, ao ritmo, à entoação, etc.

A postura activa é um sinal de respeito para com o maestro e o público; o sorriso é o ingrediente necessário para uma sã convivência.

Primeiro, deve ouvir muito bem a melodia, depois assinalar pontos de maior complicação, e treinar em casa, para que nos ensaios não se perca tempo desnecessário: “Devemos ser o tronco de uma árvore e não um ramo!”

Entrando no espírito da peça, deve cantar com as sílabas correctas, no tempo correcto.

Ter em conta não só a voz do seu naipe, mas uma visão horizontal da peça.

O modo como se cantam as vogais e as consoantes deve ser universal no coro.

A sua voz é muito importante, mas está num coro, não é solista.

Saber estar nos ensaio e actuações, sabendo que há um tempo para tudo: “trabalho é trabalho, conhaque é conhaque!”.

Ficar satisfeito com o nível alcançado, mas querer fazer ainda melhor.

O público merece a melhor postura, o melhor aspecto individual e colectivo.

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