Nacionais

Janeiras

Vamos cantar as Janeiras no último Domingo de Janeiro!

Consigo, com a sua família, com todos e em Comunidade, nesta nova tradição no Concelho de Cascais.

STELLA

O evento/festival VoxLaci antes do Natal. Nasceu com a vontade de convidar as várias religiões e comunidades a partilhar o seu modo particular de viver o Natal.
De Cascais, com Cascais, para Cascais e para todo o mundo.

The VoxLaci event/festival before Christmas.
Born with the desire to invite the various religions and communities to share their particular way of living Christmas.
From Cascais, with Cascais, for Cascais and to the whole world.

Reis

Foi num 6 de Janeiro, na Igreja da Sagrada Família em Verona, ao soar do primeiro acorde “Una Piccola Canta di Natale” que Myguel Santos e Castro se consciencializou que era com coros que queria trabalhar. Perto do local do concerto havia um grande lago onde passou várias horas a pensar na criação do coro quando regressasse a Portugal…

Talvez uma das tradições mais bonitas que começou em S.Domingos de Rana e agora em diferentes pontos no concelho de Cascais.

É uma tradição que procuramos manter, de modo a criar hábitos culturais nas nossas gentes, que já sabem que todos os dias 6 de Janeiro celebra-se o Dia de Reis. É uma data que gostamos muito e que sinaliza o final dos nossos eventos de Natal. 

“São 24 anos consecutivos a celebrar o Dia de REIS. 
Foi num Dia de Reis em 1996 que assisti em Itália ao Concerto do Coro Scalligero e que me inspirou para criar o VoxLaci. 
Desde da 1ªvez que assinalámos este dia, já teve outros nomes: Concerto de Reis, o Grande Concerto de Reis, Concerto VoxLaci de Reis. Hoje tem um nome curto e simples: o REIS. 
Durante 20 anos foi na Igreja de S.Domingos de Rana, uma vez na Igreja de St.Pauls, três vezes no Seminário da Torre d`Águilha. Com a adesão das pessoas, tornou-se tradição. O Reis já não é do VoxLaci, é de todos.
No ano passado o REIS foi marcado pelo susto da pandemia, pela incerteza dos tempos, o próprio poster do ano passado era escuro e sombrio e sem os vossos familiares presentes, numa igreja vazia, tal como o Papa na Via Sacra na Praça Vazia do Vaticano.
 
Este ano vai ser diferente. Este ano tem de ser diferente e todos nós temos o dever de fazer e SER diferentes. Embora o REIS assinale o fim da Temporada é já LUZ e ESPERANÇA para a Temporada. E será celebrado em forma de Missa, a Eucaristia da Epifania do Senhor
Myguel Santos e Castro, Fundador e Director Artístico do VoxLaci”
Scroll to Top