Reis

Foi num 6 de Janeiro, na Igreja da Sagrada Família em Verona, ao soar do primeiro acorde “Una Piccola Canta di Natale” que Myguel Santos e Castro se consciencializou que era com coros que queria trabalhar. Perto do local do concerto havia um grande lago onde passou várias horas a pensar na criação do coro quando regressasse a Portugal…

Talvez uma das tradições mais bonitas que começou em S.Domingos de Rana e agora em diferentes pontos no concelho de Cascais.

É uma tradição que procuramos manter, de modo a criar hábitos culturais nas nossas gentes, que já sabem que todos os dias 6 de Janeiro celebra-se o Dia de Reis. É uma data que gostamos muito e que sinaliza o final dos nossos eventos de Natal.

“São 24 anos consecutivos a celebrar o Dia de REIS.
Foi num Dia de Reis em 1996 que assisti em Itália ao Concerto do Coro Scalligero e que me inspirou para criar o VoxLaci.
Desde da 1ªvez que assinalámos este dia, já teve outros nomes: Concerto de Reis, o Grande Concerto de Reis, Concerto VoxLaci de Reis. Hoje tem um nome curto e simples: o REIS.
Durante 20 anos foi na Igreja de S.Domingos de Rana, uma vez na Igreja de St.Pauls, três vezes no Seminário da Torre d`Águilha. Com a adesão das pessoas, tornou-se tradição. O Reis já não é do VoxLaci, é de todos.
No ano passado o REIS foi marcado pelo susto da pandemia, pela incerteza dos tempos, o próprio poster do ano passado era escuro e sombrio e sem os vossos familiares presentes, numa igreja vazia, tal como o Papa na Via Sacra na Praça Vazia do Vaticano.

Este ano vai ser diferente. Este ano tem de ser diferente e todos nós temos o dever de fazer e SER diferentes. Embora o REIS assinale o fim da Temporada é já LUZ e ESPERANÇA para a Temporada. E será celebrado em forma de Missa, a Eucaristia da Epifania do Senhor
Myguel Santos e Castro, Fundador e Director Artístico do VoxLaci” 6 Jan 2022

Scroll to Top