Todos nós sabemos que a música tem um efeito terapêutico nas pessoas! Seja a ouvi-la ou interpretá-la, a música é um veículo de emoções! Tudo o que está cá dentro salta cá para fora! E é com este “cá para fora” que os maestros trabalham para que esta energia toda que se gera numa sala de ensaios, com pessoas tão diferentes umas das outras, com locais de trabalho tão díspares, modos de pensar…
Todos nós sabemos que a música tem um efeito terapêutico nas pessoas! Seja a ouvi-la ou interpretá-la, a música é um veículo de emoções! Tudo o que está cá dentro salta cá para fora! E é com este “cá para fora” que os maestros trabalham para que esta energia toda que se gera numa sala de ensaios, com pessoas tão diferentes umas das outras, com locais de trabalho tão díspares, modos de pensar, problemas pessoais e profissionais, tenha um objectivo comum: que as pessoas se sintam bem em cantar! Sem este sentir bem interior, sem esta paz, as pessoas, os coristas não deixam grande margem de manobra para o maestro faze-las atingir patamares individuais, e por consequência, colectivos. Aprendo todos os dias, com um olhar mais triste de um corista ou com um sorriso mais forçado, aprendo que a minha primeira função como maestro é eu ser feliz com o que faço! Se eu for feliz, a minha energia contagiará um a um, e o contágio coral, é mais rápido de que um vírus informático. Seja um contágio positivo, seja negativo. O povo diz “que quem canta, seus males espanta!”. Então cantem! Cantem, que os vossos problemas não desaparecerão mas terão outra visão sobre eles! Cantem, que um amor não correspondido continuará a fazer sofrer mas não são os cantos de amor os mais bonitos? Cantem, que mesmo o mais desafinado tem direito a aprender a cantar!
Cantem e contagiem! Contagiem e teremos mais coros, mais pessoas, mais alegria de viver, porque Cantamos!
Feedbacks
»» Viva Maestro Myguel! Muito Bom Dia! Chapeaux!!!!!!!!! Como dizem os franceses! Chapeaux para o seu bom sentido de humor! Para o seu entusiasmo e empenho! Há dias, depois de um acesso de relativo mau humor…um anjo sussurrou-me:” ponha música na sua vida”. Estou a seguir o conselho. Continuação de Bom trabalho…com esse entusiasmo todo. Até sempre Um abraço
Isabel Macedo